simple site templates

O Colégio

O Instituto Profissional Maria Auxiliadora, fundado no dia 10 de março de 1946, em Recife-PE, é administrado pelas FILHAS DE MARIA AUXILIADORA (FMA), também conhecidas como Irmãs Salesianas, que há 73 anos, desenvolvem um trabalho educativo, com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco.
É uma Família Salesiana dinâmica, acolhedora, evangelizadora e sempre atual.
Desenvolve, também um importante trabalho social para jovens das classes populares, oferecendo-lhes os Cursos de Contabilidade e Administração, no período da noite.

Nossa proposta educativa é alicerçada em torno do método original, o Sistema Preventivo Salesiano, cujo pensamento é centrado na inteireza do ser humano, no corpo, na razão, no sentimento, no trabalho e na espiritualidade, por meio do tripé: razão religião e amorevolezza.

Nossa ação pastoral é fundamentada na síntese da sabedoria pedagógica de Dom Bosco, que constitui a mensagem profética a seus herdeiros, os salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e toda Igreja, concretizando-se em nossa inserção no meio da juventude através de encontros de formação, momentos oracionais, encontros temáticos, catequeses de primeira Eucaristia e Crisma, retiros, encontros vocacionais, aulas de ensino religioso, grupo jovem e o Festival da Juventude Salesiana.

Queridas Famílias,

A comunidade educativa pastoral do Instituto Profissional Maria Auxiliadora está de braços e corações abertos para receber seus (suas) filhos (as)!

Acreditamos que “educação é coisa do coração”. Eis o sentido do nosso fazer pedagógico-pastoral diário.

Em nossa escola, sob a ótica do Sistema Preventivo Salesiano, tradição e inovação caminham juntas, criando ambientes acolhedores e que inspiram nossas crianças a se tornarem cidadãos do mundo e agentes de transformação com valores firmes no Bem.

Diante disto, as novidades não param! A Rede Salesiana Brasil de Escolas, que hoje conta com mais de 100 (cem) escolas e faculdades, através de um projeto de imersão cultural e pedagógico no sistema educativo da Finlândia (reconhecido como um dos melhores do mundo), buscou parcerias e inspirações para ampliar e potencializar a prática pedagógico-pastoral de suas escolas de modo disruptivo, integrado e inovador.

Com isso, teremos neste ano novas práticas pedagógicas, algumas delas já anunciadas pelas nossas mídias sociais, sempre no objetivo de qualificar cada vez mais nosso compromisso educacional.

Recebam nossa gratidão e nosso carinho, na certeza de que esta instituição se preocupa não só com o bem-estar do seu aluno, mas também com a excelência da sua vida em família.

Diferencias

Escola Católica Salesiana, com Projeto Pedagógico Pastoral e Ensino Religioso em todos os ciclos de ensino;

Equipe de trabalho com verdadeira vivência da Missão, Valores e Visão da Instituição;

Acolhimento afetuoso, com tratamento individual e personalizado;

Incentivo ao protagonismo dos alunos, famílias e colaboradores;

Formação acadêmica associada à formação de valores humanos e cristãos dos alunos e colaboradores;

Projeto Pedagógico Pastoral fundamentado no Sistema Preventivo de Dom Bosco e Madre Mazzarello;

Material didático unificado da Rede Salesiana de Escolas, maior rede de escolas particulares do Brasil, disponível em livros impressos e em formato digital;

Efetiva prática de esportes, música e artes em todos os ciclos de ensino;

Conjunto de atividades extracurriculares e atividades ligadas à Pastoral e ao voluntariado, oferecidas na escola;

Maior estrutura física da cidade, com ambientes planejados, seguros, integrados e bem equipados.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Instituto Profissional Maria Auxiliadora baseia-se, simultaneamente, no contexto sócio-cultural no qual o aluno está inserido, no seu desenvolvimento e no seu processo de construção do conhecimento, bem como no saber sistematizado historicamente. Assim, o currículo escolar está em permanente construção que, respaldado nos princípios da filosofia da escola e da Rede Salesiana Brasil de Escolas, assegura a unidade, a coerência e a profundidade da ação pedagógica.

Entendimentos

Compromisso de aprender e trabalhar bem com os outros.

Respeito

Por si e pelos outros, em todas as oportunidades.

Amor

Aceitação de si mesmo e a abertura de amor para com os outros e a vida.

Felicidade

Estar sempre alegre é encarar a vida com os desafios que ela apresenta, sabendo que os pode vencer.

Nosso jeito de Educar

Alicerçada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na LDB e nos quatro pilares da educação para o século XXI apontados pela UNESCO, nossa proposta pedagógica aponta para o desenvolvimento de cinco habilidades cognitivas, que permeiam todo o processo ensino aprendizagem, desde a educação infantil.

Aplica-se tanto à norma culta da Língua Portuguesa, quanto ao uso das linguagens matemática, artística e científica. É integrar o ser humano ao mundo moderno com todas as suas diversidades.

É ter conhecimento a respeito dos conceitos de todas as áreas do conhecimento e sua correta aplicação. Associar a teoria à prática. Compreender o mundo e formar suas opiniões, atuando de forma cidadã. De nada adianta conhecimento, conteúdo e aprendizado das linguagens que irão possibilitar que o aluno aprenda conteúdos por toda a vida se isso não for processado de forma cognitiva, de forma que os conteúdos ganhem um significado para o aluno.

É a capacidade de selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações. É ir um pouco mais adiante na compreensão das situações do cotidiano. É relacionar os dados disponíveis, organizá-los, interpretá-los, buscar mais dados e tornar o problema bem claro.

É a análise das formulações argumentativas. É construir a argumentação própria com base nas informações/conteúdos que domina. É interpretar, dar significado.

Utilizar os conhecimentos adquiridos para elaborar propostas relevantes no âmbito sociocultural de forma ética, desenvolvendo desta forma o ser humano em sua íntegra em todas as suas características.

Mobirise

Ensino

1

Infantil

Na Educação Infantil o aconchego, a segurança, o carinho, a acolhida e o lúdico fazem parte da nossa dinâmica diária com dinamismo constante no nosso cotidiano escolar.

2

Fundamental

De acordo com a proposta sócio construtivista e a proposta inovadora da RSB Escolas, os estudantes se deparam com situações que os provocam a ampliar a autonomia, a inserção no mundo tecnológico e científico. Além das elaborações abstratas, adquirirem conhecimentos e habilidades para a formação de atitudes e valores que os fortalecem como cidadãos e cristãos.

3

Médio

O Ensino Médio tem como objetivos a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. Possibilitando o prosseguimento de estudos para continuar aprendendo de modo a ser capaz de adaptar-se, com flexibilidade, as novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior. Desenvolver o raciocínio lógico dedutivo-indutivo, compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção humana.

Projetos

A junção da teoria à prática torna a aprendizagem significativa, pois trabalha habilidades, competência, mediação de conflitos, cooperação, superação e o protagonismo juvenil. A implementação dos projetos no Colégio Dom Bosco é fundamentada na Filosofia Salesiana e compõe nosso Projeto Político Pedagógico Pastoral.

Somos uma Rede

Sobre a Rede Salesiana Brasil | Escolas

110

escolas

90000

alunos

9000

educadores

70

cidades

Contatos

+55 (81) 3222-4097
secretaria@colegioauxiliadora.com.br

Rua Joaquim Nabuco, 237
Boa Vista, Recife/PE

Salesianas do Nordeste

©2019. Salesianas do Nordeste - Todos os Direitos Reservados